Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/42LJ7KE
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2020/06.12.11.26
Última Atualização2020:06.12.11.26.51 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2020/06.12.11.26.51
Última Atualização dos Metadados2020:06.21.02.20.43 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE--PRE/
Chave de CitaçãoPereiraMont:2019:AnPoPo
TítuloAnálise de pontos positivos e passíveis de melhoria na implantação Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em um instituto de pesquisa público
Ano2019
Data de Acesso04 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho461 KiB
2. Contextualização
Autor1 Pereira, Paula Vanessa
2 Monteiro, Rita de Cássia Rigotti Vilela
Grupo1 SESIA-COADM-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Universidade de Taubaté (UNITAU)
Endereço de e-Mail do Autor1 paula.pereira@inpe.br
2 rita_rigotti@yahoo.com.br
Nome do EventoCongresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 8 (CICTED)
Localização do EventoTaubaté, SP
Data23-25 out.
Título do LivroAnais
Histórico (UTC)2020-06-12 11:34:24 :: simone -> administrator :: 2019
2020-06-21 02:20:43 :: administrator -> simone :: 2019
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-ChaveSistema de Informação
Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Administração Pública
ResumoO SEI é uma ferramenta que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que proporciona a tramitação de processos e documentos sem utilização de papel e permite a gestão documental e processual em um mesmo ambiente virtual. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar pontos positivos e passíveis de melhorias operacionais e gerenciais com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em um Instituto de Pesquisa Público. A metodologia foi uma abordagem descritiva e quantitativa com a aplicação de um questionário estruturado com escala likert para dados demográficos funcionais e subdividido em cinco dimensões: acessibilidade, segurança e confiabilidade, operação do sistema, ferramentas de gestão e valor socioambiental e recursos humanos. Por meio do software PSPP, foi aplicado o procedimento estatístico de correlação de Pearson. E efetuada a medição de indicadores de economia, de tempo e de demanda. Os resultados foram inicialmente apresentados com a análise de gráficos do software Survey Monkey. Nos dados demográficos funcionais, referente aos respondentes, observou-se que no item tempo de serviço, a maioria tinha mais de 3 anos de atividade (88%) no Instituto e verificou-se que a predominância no item cargo eram de servidores (69%). Na análise em cada dimensão, quanto a acessibilidade, foi considerado excelente ou muito bom o suporte físico (mais de 61%) e demandou melhorias na integração com outros sistemas. Em segurança e confiabilidade, foram avaliados excelentes ou muito bom o atendimento de demanda (acima de 66%) e sobre ferramentas de apoio sugeriu-se reforço no treinamento dos usuários. Na dimensão operação do sistema foi conceituado excelente a aplicabilidade para a rotina administrativa e operacional nos setores internos do Instituto (superior a 23%) e percebeu-se a necessidade de aperfeiçoamento nos atributos de ajuda aos usuários. Em ferramentas de gestão, foi definido como excelente o acompanhamento online de processos (além de 29%) e sugeriu-se que seja mais bem divulgado as ferramentas do sistema aos usuários. Quanto à valor socioambiental e recursos humanos, atingiu seu ponto mais elevado, também considerado excelente no que diz respeito à economia de papel (quase 66%) e redução do uso de transporte (mais de 64%) e treinamento oferecido e compartilhamento de informações são passíveis de ainda mais reforço em suas melhorias. No resultado da análise das correlações de Pearson foram consideradas as variáveis, em cada dimensão, que indicavam os valores mais significativos (acima de 0,6). Destacou-se na dimensão segurança e confiabilidade, o nível de produção de processos (0,78) e na dimensão valor socioambiental e recursos humanos, a economia de papel (0,81). Inferiu-se aumentar a difusão do conhecimento. Na medição de indicadores constatou-se que houve redução, no consumo de papel, na impressão, nos serviços postais, nos transportes dos processos e significativo aumento na demanda da produção de processos e de documentos desde a implantação do sistema. Como conclusão, confirmou-se sob a perspectiva dos usuários os pontos positivos do sistema SEI, porém, permanecem pontos passíveis de melhorias para o sistema contribuir como um agente de integração e disseminador da cultura institucional.
ÁreaGEST
Arranjourlib.net > SESIA > Análise de pontos...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreement
agreement.html 12/06/2020 08:26 1.0 KiB 
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42LJ7KE
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W34R/42LJ7KE
Idiomapt
Arquivo AlvoPereira_pontos positivos.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
simone
Visibilidadeshown
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3EUL7CE
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor format isbn issn label lineage mark nextedition notes numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype type url volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar